PSB relembra Ariano Suassuna



Há exato um ano, em 23 de julho de 2014, o escritor, dramaturgo, poeta, romancista e presidente de Honra do PSB, Ariano Suassuna, morreu aos 87 anos. Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, na Paraíba e cresceu no sertão. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Lá estudou, formou-se e ficou internacionalmente conhecido pelo talento e grande contribuição com a cultura brasileira.


Suassuna era figura ímpar. Sempre inquieto e na busca do que julgava correto, fez história. Na década de 1970, começou a articular o Movimento Armorial, que defendeu a criação de uma arte erudita nordestina a partir de suas raízes populares. Ele também foi membro-fundador do Conselho Nacional de Cultura. Ariano aposentou-se do cargo de professor da Universidade Federal de Pernambuco, em 1989, após 32 anos em sala de aula. Depois, foi Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, no Governo Miguel Arraes de 1994 a 1998.

Foi Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000); pela Universidade Federal da Paraíba (2002); pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005); pela Universidade de Passo Fundo (2005); e Universidade Federal do Ceará (2006).

Em 2011, foi eleito presidente de Honra do PSB e, durante o mandato de Eduardo Campos como governador de Pernambuco, foi seu assessor especial até abril de 2014.

Ariano Suassuna ocupou cadeira na Academia Brasileira de Letras de 1990 até o ano de sua morte. Também fez parte das Academias de Letras Pernambucana e Paraibana.

“Suassuna era um intelectual da maior qualidade, um dos maiores entre outros que o nosso País já possuiu. Era e sempre será um expoente da cultura nacional. Para nós, o fato desse intelectual ter aceitado ser o nosso presidente de Honra foi realmente uma alegria muito grande. Ariano trazia consigo o entusiasmo da militância e da direção do Partido. Tinha um grande amor pelo nosso país e pelo seu povo”, afirmou o presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Para Beto Albuquerque, vice-presidente Nacional do PSB, "Ariano é e sempre será nosso orgulho nacional, nossa riqueza cultural e artística. Eu e todos os companheiros do PSB nos sentimos honrados pela sua militância no nosso partido e por ter sido nosso Presidente de Honra. Ele sempre ocupará esse cargo em nossa história. Faz muita falta tê-lo aqui”.

Ariano Suassuna é autor de diversas obras reconhecidas mundialmente, como “O auto da Compadecida”. Ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno, em 1948, com sua primeira peça teatral "Uma mulher vestida de sol”. Algumas de suas obras foram adaptadas para a televisão e o cinema como "Romance d'a pedra do reino", "O príncipe do sangue do vai-e-volta" e "A pedra do reino".