Procuradores Jurídicos debatem possíveis
falhas no processo penal da Boate Kiss


 

A Comissão de Cidadania e de Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Catarina Paladini, deverá acompanhar o andamento do processo penal que investiga o caso da Boate Kiss. Na reunião ordinária desta quarta-feira (1), os deputados ouviram o advogado Jader Marques, procurador de Elissandro Spohr, um dos proprietário da casa noturna de Santa Maria, que incendiou há dois anos. Os procuradores jurídicos da Associação dos Familiares das Vítimas da Boate Kiss, Paulo Carvalho e Luís Fernando Smaniotto, também participaram da reunião.

Por falta de quórum, a reunião ordinária foi encerrada. Mas houve uma conversa informal entre deputados e os os procuradores presentes. Os três advogados apresentaram o que apontam como falhas na ação penal e solicitaram o apoio da CCDH para dar andamento aos processos que estariam na iminência de arquivamento pelo Ministério Público.
 
Catarina Paladini colocou a Comissão à disposição e solicitou que a entrega formal dos documentos apresentados hoje seja feita na próxima reunião da CCDH, que ocorre na próxima quarta-feira (8). “Tudo o que nos foi apresentado hoje é grave. São informações que precisaremos averiguar e acompanhar de perto para saber o que realmente está acontecendo. Nosso papel é apurar os fatos, ouvir todos os envolvidos e, a partir de então, nos posicionar como Comissão. A tragédia que vitimou 242 pessoas e deixou tantos outros feridos não pode passar em branco, os responsáveis precisam ser apontados”, disse.
 
APLICATIVO
O advogado Jader Marques anunciou que, em agosto, estará à disposição de todos o aplicativo Nunca Mais Kiss, onde as pessoas que se sentirem inseguras em alguma casa noturna ou ambiente púbico fechado, poderão fazer uma denúncia através do celular. Com o aplicativo, o usuário poderá identificar o nome do estabelecimento e os possíveis riscos que ele oferece, como limitação nas saídas de emergência, falta de extintores de incêndio, falta de indicação da lotação, entre outros. “É uma ferramenta que as pessoa que frequentam casas noturnas terão para apontar falhas na segurança. Isso pode contribuir muito para evitar que outra tragédia aconteça”, disse. Paladini colocou a CCDH à disposição para ajudar na divulgação do aplicativo, através de ampla campanha junto à sociedade.
A reunião teve a presença dos deputados Bombeiro Bianchini (PPL), Jéferson Fernandes (PT), Pedro Ruas (PSol) e Ronaldo Santini (PTB). Foto: Juarez Junior | Agência ALRS