Elton Weber homenageia os participantes da
21ª edição gaúcha do Grito da Terra Brasil
 
 


No Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (1º), o deputado Elton Weber (PSB) homenageou os participantes do Grito da Terra Brasil. O parlamentar destacou a importância da agricultura familiar na geração de emprego e renda e no desenvolvimento do Estado e do país.

Elton saudou a presença de parlamentares, do secretário de Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, do deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) e outras autoridades e representações de entidades de classe. Destacou que o movimento sindical dos trabalhadores rurais há 21 anos vem trabalhando e apresentando as  suas pautas aos governos e tem alcançado diversos avanços para os homens e mulheres do campo. Ele sublinhou a importância da agricultura familiar para a geração de emprego e renda, como está evidenciado no desenvolvimento do PIB agropecuário do país.

O parlamentar salientou que o resultado do trabalho dos pequenos agricultores movimenta a economia dos municípios e produz riquezas para o país. Disse que hoje está acontecendo em Porto Alegre a 21ª edição do Grito da Terra no Rio Grande do Sul, onde os agricultores vieram defender uma extensa pauta de reivindicações para que possam permanecer no campo para produzir e contribuir para o desenvolvimento do Estado e do país. Ele recordou ainda que várias comissões de pequenos trabalhadores rurais estão negociando com órgãos governamentais nesta tarde para que as pautas possam ser viabilizadas e anunciou que uma comissão de trabalhadores rurais será recebida pelo governador José Ivo Sartori.

Para o parlamentar, as representações sindicais dos pequenos agricultores também têm opinião sobre a corrupção. Se ela não existisse, mais recursos poderiam ser disponibilizados para políticas públicas voltadas às demandas da agricultura familiar do país.

Elton concluiu a sua manifestação destacando que as principais pautas desta edição do Grito da Terra Brasil são mais educação para o meio rural, sucessão rural, menos burocracia , menos taxas e impostos, mais  infraestrutura, melhores financiamentos e mais renda. Ele ainda entregou à presidência da Casa  uma carta contendo as reivindicações que estão sendo encaminhadas às autoridades.

Apartes
Manifestaram-se em apartes no Grande Expediente desta tarde os deputados Gabriel Souza (PMDB), Pedro Ruas (PSOL), Pedro Pereira (PSDB), Edegar Preto (PT), João Fischer (PP), Liziane Bayer (PSB), Enio Bacci (PDT), Juliano Roso (PCdoB), Sergio Peres (PRB) e Aloísio Classmann (PTB).
Texto: Luiz Osellame  Foto: Stephanie Gomes