Deputado Catarina avalia como positivo o primeiro semestre do mandato



O deputado Catarina Paladini avaliou as ações deste primeiro semestre de 2015. Em seu segundo mandato, o parlamentar destacou a apresentação de mais de 10 projetos de lei e o trabalho junto às frentes parlamentares de Apoio à Mineração e em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também lembrou a intermediação de importantes projetos relativos à zona sul do Estado, como o que prevê a instalação de um parque eólico em Piratini e o auxílio do governo às vítimas das enchentes.
 
Entre os projetos apresentados por Catarina, está o que amplia a competência da Defensoria Pública do Estado, para que possam atender aos policiais Militares, Civis e Agentes Penitenciários quando processados criminalmente em razão do exercício de suas funções. “A proposta garante a defesa aos trabalhadores da segurança pública que, quando em serviço, são envolvidos em processos judiciais. Hoje, os policiais que cometem alguma infração durante uma ação arcam com recursos próprios a sua defesa judicial. Se estão em serviço, acho justo a Defensoria Pública atuar em benefício do trabalhador”, pondera o deputado.
 
Catarina apresentou, ainda, projetos que inserem na grade escolar da rede pública temas como a Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso e a Lei 11.343, que trata sobre a prevenção do uso indevido e repressão a produção não autorizada e ao tráfico.
 
Comissão de Cidadania e Direitos Humanos
O deputado socialista destacou a atuação da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, que preside. Além de temas como o sistema carcerário, a redução da maioridade penal, autismo, a Comissão abordou também a defesa dos direitos das crianças. “O tema foi tratado pela da Comissão da Cidadania e dos Direitos Humanos e no mandato. Assumimos esse compromisso com a sociedade por entendermos que é preciso agir no presente olhando para o futuro. Por isso, relançamos a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente a fim de garantir que crianças e jovens tenham seus direitos assegurados, especialmente no que diz respeito ao acesso à educação, esporte e cultura”, destacou.
 
Economia
Para o parlamentar, a busca de alternativas econômicas que promovam o desenvolvimento do Rio Grande do Sul é fundamental neste momento. “Não podemos pensar em desenvolvimento sem promover o investimento em todas as regiões do Estado. Cada uma tem seu potencial, sua vocação. Na Zona Sul, por exemplo, apresentamos o projeto de criação a Região Metropolitana para potencializar o que tem de melhor e superar de forma conjunta as dificuldades”, explicou. Ele acredita que esse é um dos caminhos para a superação da crise financeira que o RS vive.
 
Alguns projetos que darão o impulso que a Zona Sul precisa, segundo o Catarina, já estão se concretizando, como o parque eólico em Piratini. “O projeto está na fase das liberações das licenças ambientais. Me animo em poder acompanhar este processo que, certamente, dará outra cara para a nossa região”, disse.
 
Sobre o trabalho na Frente de Apoio à Mineração, o deputado destacou que se trata de uma área que requer atenção. “Não é um tema fácil, mas precisa ser abordado com muita responsabilidade. A mineração é um segmento de extrema importância para o desenvolvimento econômico do Estado e precisa de regramentos que sejam cumpridos tanto pelos empresários, quanto pelo poder público”, disse.
 
“De forma geral, vejo com otimismo nossa situação. No mandato conseguimos avançar nas pautas e propostas. No cenário econômico, as dificuldades estão postas e tenho visto coragem no enfrentamento de velhos problemas. Durante décadas vimos tudo ser postergado. As soluções para a crise passam, necessariamente, pela política. Então, que façamos nosso papel com verdade e transparência”, finalizou.

Texto: Cristiane Franco / Foto: Mariana Carlesso