Deputada Liziane Bayer quer Centro Voluntário de Valorização da Vida no RS 



O aumento de casos de suicídio no Rio Grande do Sul motivou a deputada Liziane Bayer (PSB) a apresentar o PL 282 2015, criando o Centro Voluntário da Valorização da Vida no Estado. O espaço terapêutico terá a atuação de voluntários que, mediante atendimento telefônico, buscarão dissuadir pessoas deprimidas com tendências suicidas, num primeiro momento, com posterior atendimento especializado pelos órgãos governamentais.
 
O Centro Voluntário da Valorização da Vida será instituído mediante convênios com organizações não governamentais, destinado a diminuir os índices de suicídios no Estado. A matéria legislativa prevê a realização de parcerias para o funcionamento do Centro.
 
Suicídios
Ao justificar, a deputada Liziane Bayer apresenta pesquisa de 2013, que registra 1.136 mortes por suicídio no Estado. “Tivéssemos o Centro, por certo muitas daquelas vidas perdidas seriam salvas”, argumenta a parlamentar, que contabiliza algumas iniciativas isoladas, de organizações não-governamentais e prefeituras que, por atendimento telefônico, auxiliam as pessoas que buscam socorro. Ela observa que não existem órgãos públicos com essa finalidade, “numa omissão que fere uma das funções básicas do Estado que é proteger, preservar e salvar a vida humana”.

Texto: Francis Maia / Foto: Juarez Junior