Bancada do PSB apresenta projetos e 
recebe demandas da região Norte do RS



Com o objetivo de promover a aproximação dos mandatos socialistas às demandas e realidades regionais do Rio Grande do Sul, a bancada do PSB na Assembleia Legislativa reuniu-se com lideranças da região Norte no último sábado (04), em Palmeira das Missões. A atividade faz parte do projeto de interiorização da Bancada que, segundo o coordenador da Bancada Mário Bruck, tem como objetivo integrar, prestar contas dos mandatos, apresentar projetos, vistoriar obras, debater investimentos, além de receber demandas dos administradores e das comunidades do interior. “Este foi o primeiro de uma série de encontros que iremos realizar nas diversas regiões do Estado. A próxima acontecerá em agosto na cidade de Pelotas”, anunciou.


O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores com a presença dos deputados estaduais Elton Weber e Catarina Paladini, prefeitos, vereadores e lideranças de 16 municípios da região. A deputada socialista Liziane Bayer, que tinha agenda na Serra, foi representada pelo chefe de gabinete da liderança partidária, Luiz Noé.

Na abertura do evento, Mário Bruck fez uma breve apresentação dos deputados e dos projetos apresentados pela Bancada em 2015 e destacou a importância do evento. “Nossa intenção é que com essa troca de informações possamos construir mandatos e políticas públicas com a contribuição de representantes de todas as regiões do Estado”.

Logo após, o deputado Catarina Paladini fez uma prestação de contas do seu mandato detalhando alguns dos projetos em tramitação na Assembleia, como o que cria a Política Estadual de Atendimento às pessoas diagnosticadas com Autismo e o que proíbe o corte de energia elétrica em feriados e finais de semana. Para o deputado é importante levar para a comunidade gaúcha o trabalho que cada deputado desenvolve e o esforço empregado para mudar algumas realidades que o RS enfrenta. “O trabalho do Parlamento é, também, fiscalizar. Nosso compromisso é fazer com que haja comprometimento com as leis e os direitos de cada cidadão. Trabalhamos muito na promoção de políticas públicas que beneficiem aqueles que, por algum motivo, estão distantes de serviços fundamentais. Nesse sentido, ouvir a população é essencial para conhecermos de perto sua realidade, desafios e necessidades”, disse.

O líder da Bancada, deputado Elton Weber, fez uma avaliação da crise financeira que o Rio Grande do Sul enfrenta e defendeu a desburocratização do setor público para que o mesmo possa cumprir seu papel de indutor do desenvolvimento. Weber também destacou que os legisladores devem propor leis aplicáveis. “Ao apresentarmos um projeto, precisamos avaliar se sua implementação é viável, pois muitos criam regras que na hora de aplicar dificultam ao invés de facilitar”.

Em seguida, os parlamentares ouviram as demandas da região, entre elas a implantação de um aeroporto que atenda às necessidades da região Celeiro e o acompanhamento do Projeto de Lei nº 50/2015, que cria a política de produção de etanol amiláceo no RS. Texto: Fabiana Calçada/ Foto: Flávia Lima

Saiba mais sobre os mandatos do PSB no parlamento Gaúcho: http://issuu.com/bancada40alrs/docs/mandatos_ppt