25 anos do ECA serão celebrados com ação social no centro de Pelotas 




Com o objetivo de marcar a data em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 25 anos, a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, da Assembleia Legislativa realiza na próxima segunda-feira (13), uma ação social no Calçadão de Pelotas, com prestação de serviços, orientações jurídicas e de saúde. A ação, que irá contar com atividade recreativas e culturais para as crianças, acontece a partir das 14 horas, no calçadão de Pelotas, entre as ruas Andrade Neves e Sete de Setembro. Também está prevista a participação dos cursos de Educação Física e Nutrição da Universidade Federal de Pelotas, com orientação que previnam a obesidade infantil.
 
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar, deputado Catarina Paladini (PSB) a meta é fortalecer a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Precisamos, de alguma maneira, sermos agentes participativos nessa proteção. Demonstrar que políticas de cultura, educação e lazer como forma de prevenção e enfrentamento à violência contra a criança e ao adolescente são possíveis e necessárias para a realidade que enfrentamos hoje”, disse o deputado.
 
Entre os parceiros da ação estão confirmados o Conselho Tutelar, a Delegacia Regional do Trabalho e a Brigada Militar. Serão distribuídos materiais como Estatuto da Criança e do Adolescente, informativos com dados sobre o combate à exploração do trabalho infantil, entre outros.
 
Estatuto Conforme dados da Unicef, há 25 anos, o Congresso brasileiro mudou o curso da história de crianças e adolescentes no País. Ao aprovar a lei 8.069/90, que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente, garantiram-se direitos a todos os meninos e meninas brasileiros. O ECA ajudou, assim, a encerrar um capítulo sombrio da infância brasileira protagonizado pelo Código de Menores, uma lei discriminatória, repressiva e segregacionista.

Texto: Cristiane Franco / Foto: Marcelo Bertani