Weber acredita em reversão
da filantropia a favor da Emater
Após dois dias de articulação pela derrubada da portaria do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que revogou o certificado de entidade beneficente de assistência social da Emater a partir de 2009, o deputado Elton Weber (PSB) volta esperançoso de Brasília. 
Na reunião no Ministério do Desenvolvimento Social(MDS) nesta tarde, o secretário-executivo Marcelo Cardona informou à comitiva gaúcha que, em 10 dias, o governo federal publicará um posicionamento administrativo oficial sobre a questão. “Há expectativa de se chegar a uma posição favorável; agora, é preciso também que haja o entendimento da Justiça sobre a imunidade financeira da Emater, as duas coisas têm de acontecer”, alertou Weber.
O documento entregue a Cardona é fruto da audiência pública da Comissão de Agricultura da Assembleia proposta por Weber e que lotou o Dante Barone em abril. Na terça-feira, Weber e Khun, estiveram reunidos com o ministro Augusto Nardes do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Segundo Nardes, não há nenhum questionamento do TCU sobre a filantropia da Emater. O parecer positivo foi utilizado como subsidio na reunião no MDS.  Sem a filantropia, estão em risco 2.425 empregos e a assistência técnica prestada a 250 mil famílias de agricultores familiares.
Nesta quinta-feira, o presidente da Emater, Clair Kuhn, tem agenda com a Advocacia-Geral da União (AGU) para tratar da ação no STJ. Pela manhã, deputados estaduais e federais gaúchos se reuniram na sede da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Brasília, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB). E pediram apoio na questão da Emater. Texto: Patricia Meira /Foto: Vinicius Reis