Deputado Catarina Paladini e senador Romário
discutem episódio de Encantado e crimes virtuais


O deputado estadual e presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini (PSB), conversou com o senador Romário (PSB/RJ) na manhã desta quarta-feira (27), em Brasília. Eles falaram sobre crimes virtuais e a necessidade de uma legislação adequada ao nosso tempo.


O parlamentar gaúcho fez um breve relato sobre o recente caso de Encantado, em que meninas tiveram fotos íntimas vazadas em redes sociais. Falou ainda do envolvimento da comunidade no episódio. “Queremos, a partir do que ocorreu em Encantado, estabelecer um marco no país. Não existe anonimato na internet e quem comete crimes deve ser responsabilizado”, disse.


O senador Romário apresentou neste ano o Projeto de Lei 63/2015, que torna crimes a conduta de constranger alguém, mediante contato físico com fim libidinoso, e a conduta de divulgar, por qualquer meio, fotografia, imagem, som, vídeo ou qualquer outro material, a prática do ato libidinoso. O projeto é uma resposta ao crescente número de casos de divulgações de imagens íntimas por parte de parceiros que não aceitam o fim do relacionamento ou até mesmo de casos que envolvam relacionamentos casuais.

A preocupação maior, conforme o senador, deve-se ao crescente número de jovens que cometem suicídio após terem suas intimidades divulgadas na internet. Romário declarou que os crimes virtuais devem ser tratados de forma mais ampla no Senado Federal e convidou o deputado Catarina para relatar no Senado o caso de Encantado. Também acompanhou o encontro a deputada Any Ortiz (PPS). Texto: Cristiane Franco/ Foto: Flávioa Lima