Catarina Paladini tem requerimentos
 aprovados na CCDH

 

Os três requerimentos apresentados na manhã desta quarta-feira (14) pelo deputado Catarina Paladini (PSB) na comissão de Cidadania e Direitos Humanos foram aprovados por unanimidade. Entres os temas, a proposta de discussão sobre políticas públicas de defesa das pessoas idosas e as ações preventivas e de tratamento para pessoas com dependência química.
 
Para o deputado, a população idosa no Rio Grande do Sul está aumentando, mas não tem o atendimento necessário de suas necessidades. “Já melhoramos muito no atendimento à essa população, mas ainda enfrentamos uma realidade de carências e falta de atenção a uma parcela da população que já dedicou sua vida e força para o trabalho”, disse.
 
Outra preocupação do deputado é com o trabalho de prevenção e tratamento da dependência química. “Ainda não temos uma política pública efetiva que atue fortemente neste setor e, sabemos que esta tem sido uma das mais duras lutas enfrentadas por famílias que tem algum ente que sofra de dependência química”, afirmou.
 
Durante seu primeiro mandato, Catarina atuou como coordenador da Frente Parlamentar das Comunidade Terapêuticas, por acreditar que o poder público precisa atuar com mais intensidade no problema que atinge mais de 2,5 milhões de pessoas, no mundo todo, conforme dados da ONU. “Este é um trabalho que atualmente depende muito mais do terceiro setor, do que do poder público. E a prevenção é a melhor forma de combater”, avalia.
 
Catarina apresentou ainda a proposta de realização de audiência pública para debater a PEC 171, que tramita no congresso nacional, sobre a redução da maioridade penal em Bagé. A data prevista para a audiência é na próxima sexta-feira, dia 22 de maio. Texto: Cristiane Franco / Foto: Marcelo Bertani