Comissão de saúde aprova realização
 de duas audiências públicas



A Comissão de Saúde aprovou dois requerimentos de audiências públicas na manhã desta quarta-feira (18). Segunda a deputada Liziane Bayer, titular da comissão, a primeira será para acompanhar a implantação dos cursos de Medicina, habilitados por edital público dos ministérios da Educação e da Saúde, nos municípios de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Erechim e Ijuí e a segunda para tratar da situação dos profissionais classificados em concurso público da Secretaria Estadual de Saúde, que ainda não foram chamados.

Conselho de Saúde
No período da reunião destinado a Assuntos Gerais, a comissão abriu espaço para ouvir relatos de entidades. A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Célia Chaves, falou aos deputados do trabalho realizado e dos problemas enfrentados pela entidade. Ela pediu o apoio dos parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei 323/2012, que altera a composição do conselho. “A atual legislação é de 1994 e está ultrapassada. Pela lei em vigor, compõem o conselho entidades que não existem mais ou outras que não têm interesse em participar. Isso engessa o nosso trabalho de controle social”, argumentou.

O coordenador da Ouvidoria do SUS no Rio Grande do Sul, Alberto Tomasi, também participou da reunião. Ele relatou o trabalho desenvolvido pelo órgão, que tem como propósito “aproximar o cidadão da gestão do SUS”. Segundo ele, o RS conta com ouvidor em cada uma das 19 coordenadorias de saúde. “Em 2014, realizamos mais de quatro mil atendimento”, contabilizou.
Por fim, o representante da Secretaria de Saúde de Butiá, Paulo Almeida, pediu a colaboração dos parlamentares para evitar a suspensão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no trecho da BR-290 entre os municípios de Minas do Leão e Arroio dos Ratos. Conforme Almeida, o serviço pode ser interrompido a partir do próximo domingo (22) em função de atrasos no repasse para o pagamento das equipes médica.

Comentários