Comissão de Direitos Humanos define
 vice-presidência e aprova seis audiências públicas


Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (11), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), aprovou seis requerimentos de audiências públicas e elegeu o deputado Missionário Volnei (PR) para a vice-presidência do órgão técnico. O vice-presidente foi eleito com o voto de Minerva do presidente do colegiado, após um empate de seis votos favoráveis e seis contrários.

O presidente da comissão, deputado Catarina Paladini , afirmou que independente do eleito, os deputados da Comissão estão unidos e comprometidos em trabalhar pela preservação dos direitos das pessoas. “Este é um espaço de debate e enfrentamento dos principais problemas de violação dos direitos humanos vividos no Estado. Este enfrentamento precisa ser feito de forma ampla e democrática, respeitando especialmente as escolhas das pessoas”, avalia.

O presidente falou ainda que a experiência de todos os deputados que já atuaram, de alguma forma na questão dos direitos humanos, será fundamental para o desenvolvimento do trabalho na CCDH. “Não estamos aqui para fazermos juízo de valor e muito menos comparar experiências que não fazem parte dessa casa. Temos que mostra que podemos unir esforços, pensando naqueles que realmente precisam do atendimento da CCDH.”

Audiências
A realização de seis audiências públicas também foi aprovada pela comissão. Entre os temas a serem tratados estão os programas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, proposto pela deputada Stela Farias (PT); a atuação da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional nas manifestações dos caminhoneiros em estradas federais, proposto pelos deputados Marcel van Hattem (PP) e Jorge Pozzobom (PSDB); a situação dos povos indígenas, do deputado Pedro Ruas (PSOL) e  o Debate e apresentação de programas de enfrentamento à drogadição no RS, proposto pelo deputado Missionário Vilmar (PR). A comissão aprovou ainda o requerimento da deputada Manuela D’Ávila, que cria a Política Estadual de Saúde Sexual e Reprodutiva e os Centros de Atendimento ao Aborto.

Presenças
Participaram da reunião de hoje os deputados Jeferson Fernandes (PT), Miriam Marroni (PT), Pedro Ruas (PSOL), Manuela d Ávila (PCdoB), Bombeiro Bianchini (PPL), Missionário Volnei (PR), Ronaldo Santini (PTB), Álvaro Boessio (PMDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Marcel van Hattem (PP), Enio Bacci (PDT) e Elton Weber (PSB). Texto: Cristiane Franco com Agência de Notícias da ALRS / Foto: Juarez Junior 

Comentários