Bancada promove seminário com secretários
do Trabalho e do Desenvolvimento Rural



Apresentar a estrutura e os principais programas a serem desenvolvidos nas secretarias administradas pelos socialistas no Governo do Estado, a fim de subsidiar os municípios na construção e implementação de projetos. Esse foi objetivo do primeiro seminário promovido pela Bancada do PSB em 2015, na última sexta-feira (20), no Fórum Democrático, no parlamento gaúcho.

O encontro, que teve como painelistas os secretários do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, e do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, reuniu cerca de 120 lideranças, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais das áreas da agricultura, trabalho e assistência social. Também prestigiaram o seminário o deputado federal José Stédile e os deputados estaduais Liziane Bayer e Elton Weber.

Na abertura, o coordenador da Bancada, Mário Bruck, explicou que este é o primeiro de uma série de encontros que serão promovidos ao longo de 2015. “Os seminários têm o propósito de aproximar a bancada, as nossas secretarias e o mandato dos nossos parlamentares ao conjunto do Partido, de forma que possamos ter uma maior integração e aproveitamento do nosso trabalho. Neste sentido, nossa primeira tarefa é apresentar as duas estruturas que compomos no governo”.

Bruck lembrou as dificuldades financeiras do Estado nesse início de governo, mas salientou o empenho e a transparência do Executivo na condução das ações para superá-las. “Apesar dos cortes anunciados em algumas áreas para enfrentar a crise, existe uma série de programas que são vinculados ao governo federal e que não dependem exclusivamente do orçamento do Estado, podendo ser desenvolvidos e acessados nos municípios”, disse.

Líder partidária, a deputada Liziane Bayer afirmou que a bancada está comprometida em construir nos próximos quatro anos a proximidade com os membros do partido em todo Estado.  “Quando somos unidos e trabalhamos com um mesmo propósito, as coisas andam pra frente. E essa é a intenção da bancada”.

Liziane disse que tem visitado muitos municípios com o intuito de conhecer de perto as demandas, em especial as relacionadas ao trânsito. “Essa é uma das bandeiras que assumi na Assembleia Legislativa ao reativar a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, que até então era conduzida pelo companheiro Miki Breier. Quero estar em contato com todos para que possamos agregar temas relacionados ao trânsito e a tudo que está ligado à vida e a família”, disse.

Já o líder da Bancada, Elton Weber, saudou os participantes e destacou a importância do evento. “Esse é um momento ímpar, principalmente para nós que somos iniciantes, de termos um contato mais próximo com nossas bases nos municípios. Tenho a convicção de que se chegamos aqui é porque houve, durante a campanha de 2014, um grupo grande de homens e mulheres que se colocaram à disposição para trabalharmos juntos. Esse encontro também serve para repassarmos e analisarmos como estamos conduzindo as estrutura do governo”.

Ao final da abertura, o deputado federal José Stedile destacou que o PSB vai precisar de muita energia e o empenho de todos para que continue crescendo e fez uma análise da conjuntura política nacional e do governo da presidente Dilma Rousseff. Stédile disse que acredita numa solução para o Brasil e a Petrobras, mas para isso, a presidente precisaria ter humildade e reconhecer os erros cometidos durante a sua gestão. "O símbolo desse governo é a arrogância, prepotência, desrespeito, inclusive com as manifestações contrárias”.

Trabalho e Desenvolvimento Social
O primeiro painel foi apresentado pelo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Miki Breier, que falou sobre as ações e programas estratégicos de sua Pasta e da importância do PSB reunir-se para avaliar sua caminhada.  O titular do Trabalho apresentou os programas distribuídos em três eixos principais: Trabalho, Assistência Social e Segurança Alimentar. Miki frisou que “é fundamental que os municípios se cadastrem nos programas sociais e conheçam os convênios nessas áreas”.

Miki Breier também apresentou a estrutura da Secretaria que é composta por duas autarquias: a Fundação de Proteção Especial (FPE) e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Conforme o secretário, a FPE trabalha exclusivamente com o cuidado para com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e abandono. “Essa é uma Fundação que tem 40 casas de acolhimento em Porto Alegre, uma em Taquari e uma Uruguaiana. Na maioria dos Estados esse serviço é 100% municipalizado. O Rio Grande do Sul é um dos poucos que ainda tem o acolhimento direto pelo estado”. Já a FGTAS é responsável por todos os Sines - Sistema Nacional de Emprego – e trabalha a qualificação e formação profissional.

Em sua fala, o secretário fez questão de ressaltar que mesmo com todo o contingenciamento momentâneo do orçamento do Estado, a Secretaria trabalha com muitos convênios que vêm da União e que podem ser repassados para os municípios. “Podemos viabilizar muitos programas de atendimento importantes na área da assistência, da segurança alimentar e do trabalho”.

Miki Breier aproveitou para convidar os gestores e legisladores a participarem da aula inaugural do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), CapacitaSUAS, no Estado. O evento será realizado no dia 13 de abril no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Desenvolvimento Rural e Cooperativismo
O segundo painel, foi apresentado pelo diretor da SDR, Gerson Cutruneo, em virtude de uma agenda do secretário Tarcísio Minetto, que o impossibilitou de estar presente no começo da explanação. O diretor fez questão de explicar que apesar da pesca ter saído do nome da Pasta este ano, as atribuições e compromissos não sofreram nenhuma modificação. “Não há nenhum programa ou atividade que tenha sido retirado em função da troca de nome da Secretaria”. Entre os departamentos da Pasta, Gerson destacou o da infraestrutura por ter muitas possibilidades para os municípios, sendo o responsável pela infraestrutura de maquinários, abertura de açudes e perfuração de poços.

O secretário Tarcísio Minetto iniciou sua participação afirmando que todo o grupo do PSB têm contribuição na Secretaria, tendo participado com sugestões e apontamentos. Ele explicou que ao assumir o governo é necessário trabalhar com o orçamento do governo anterior. “A partir do Plano Plurianual, que vamos preparar em maio e junho, poderemos dar a nossa cara aos programas dentro da Secretaria”.

O titular da SDR ressaltou, ainda, que a pasta teve um corte de 42% em valores absolutos das despesas correntes, mas que, por outro lado, há uma série de programas conveniados com o governo federal.  Em relação às máquinas, Minetto falou da boa parceria com as prefeituras para melhorar a infraestrutura rural. “Há quase 90 dias à frente da Secretária quero reforçar que as portas estão abertas e já é hora de colocarmos os pés na estrada e tocar as ações dentro do que é possível. Somos uma Secretaria enxuta e contamos muito com a parceria da Emater. Esse é o nosso propósito e nosso desafio na SDR, concluiu”.

Também estiveram presentes os chefes de gabinete do deputado federal Heitor Schuch, Anselmo Piovesan, e do deputado estadual Catarina Paladini, Mário Filho. Foto: Silvio Willians



Comentários