PSB vai liderar discussão da Reforma Política com participação popular


Reforma política - 23/03/2011
A Frente Parlamentar Mista pela Reforma Política com Participação Popular foi lançada nesta quarta-feira (23). A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) são os coordenadores da Frente, que atuará no âmbito do Congresso Nacional, com participação de entidades da sociedade civil. O principal objetivo do grupo é levar propostas de interesse da sociedade para as discussões sobre a reforma política, já em debate na Câmara e no Senado.
O mecanismo de participação popular é o principal diferencial do grupo e vai nortear as discussões. É consenso entre os representantes de partidos e das entidades que o povo deve participar, de forma mais ativa, das decisões do parlamento. “A Frente abre esse canal de comunicação com ONGs e movimentos sociais”, explica Luiza Erundina.
Os representantes dos partidos políticos e entidades também discutem medidas para manter a pluralidade das legendas. “Quanto mais partidos tivermos, mais estamos garantindo a representação popular nas casas legislativas”, defende o vice-presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral. Também participou do evento, o presidente da Fundação João Mangabeira, ligada ao PSB, Carlos Siqueira.
Para o diretor da Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais (Abong), José Antônio Moroni, a democracia representativa em contraposição à democracia delegativa é um dos assuntos que vai nortear o debate. “Boa parte dos nossos políticos entende que a reforma política é algo que diz respeito só a eles. Portanto, devia ser uma discussão fechada. Já nós, organizações e movimentos sociais, entendemos que isso diz respeito à sociedade porque o nosso sistema é de representação e o poder está no povo”, disse.
Além de Luiza Erundina e Rodrigo Rollemberg, participarão da Frente os deputados Glauber Braga (PSB-RJ), Chico Alencar (Psol), Érika Kokay (PT), Manuela D’ Ávila (PCdoB-RS), José Antônio Reguffe (PDT-DF), Vanessa Graziotin (PcdoB-AM) e os senadores Randolfe Rodrigues (Psol-SP) e José Pimentel (PT-CE).
Entre as entidades que compõem a Frente estão a CUT (Central Única dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil), Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), UNE (União Nacional dos Estudantes e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).


Partido Socialista Brasileiro - PSB
http://www.psbnacional.org.br/index.php/content/view/9896/PSB_vai_liderar_discusso_da_Reforma_Poltica_com_participaAo_popular.html

Comentários